terça-feira, 29 de julho de 2008

Om

Aloha!!


Tudo bem, people?


É vai ser meio difícil fazer um post por dia, MAS estou aqui me esforçando para manter ao menos atualizado..


enfim.. como podem perceber, comecei por nossa filosofia.. quero, incialmente, explicar "o que é" rave.. e oq está envolvido na festa, bem como filosofia, valores, simbologias, significados e tudo mais.


Nos próximos posts pretendo colocar algo realcionado ao surgimento da festa rave e ao surgimento do psy.


Hoje, falarei um pouco sobre o Om.


"Mas Om não é o símbolo do Yoga? oq tem haver com Rave e psicodelia?"


Bom.. o intuito da música eletrônica é para que nós possamos ouvir, fechar o olho e viajar para dentro de nós mesmos. Essa, com certeza é a melhor das viagens.

Viajamos interiormente, nos conhecemos melhor, ficamos bem com nós mesmos, bem com nossa vida, gratos por nossa vida, nos sentimos mais leves, mais felizes; alcançamos o Equilíbrio Espiritual e entao, TRANCEndemos isso..

Bonito não? Mas ainda assim. "O que tem haver Om com Rave?"


Um pouco de história ajudará nesta resposta:


"Ganesha significa “Senhor de Todos os Seres”. É filho do Senhor Shiva, a “Realidade Suprema”, e de Parvati, a “Mãe do Cosmos”.


Seus sinais sobre a testa representam as três dimensões: a região inferior, a Terra e o Paraíso.


-Suas orelhas simbolizam a grande sapiência da educação espiritual.

-Seus olhos enxergam além da dualidade, o espírito de Deus em cada um. Sua tromba indica capacidade intelectiva.

-Suas presas representam os mundos material e espiritual, negativo e positivo, Ying e Yang, forte e fraco.

-Sua enorme barriga indica capacidade de “ingerir” qualquer experiência, representando também a abundância.

-Seus braços representam os quatro atributos do corpo: mente, corpo, intelecto e consciência. ----Em sua mão direita (acima) carrega uma machadinha, que decepa os apegos do mundo material; na outra (abaixo), o sinal do OM, que abençoa com prosperidade e destemor;

-na mão esquerda (acima), o laço significa a fertilidade, a própria natureza; na outra (abaixo), gadu, um doce feito de grão-de-bico com açúcar granulado ou doce-de-leite com arroz, que representa a satisfação e a plenitude do conhecimento.

-O rato significa que devemos ser astutos e diligentes em nossas ações.

-A serpente é o símbolo da energia física, guardiã dos segredos da Terra.


Assim, Ganesha é o Mestre do Conhecimento, da Inteligência e da Sapiência. É aquele que proporciona a POTÊNCIA ESPIRITUAL e a inteligência suprema. É o grande Removedor dos obstáculos, Guardião da Riqueza, da Beleza, da Saúde, do Sucesso, da Prosperidade, da Graça, da Compaixão, da Força e do EQUILÍBRIO.




Ganesha é o som primordial, OM, do qual todos os hinos nasceram. Quando Shakti (Energia) e Shiva (Matéria) se encontram, ambos o Som (Ganesha) e a Luz (Skanda) nascem. Ele representa o perfeito equilíbrio entre força e bondade, poder e beleza. Ele também simboliza as capacidades discriminativas que provê a habilidade de perceber a distinção entre verdade e ilusão, o real e o irreal.


Na foto de Ganesha lá em cima, observem:

A junção de todas as partes do corpo de ganesha, entre seus contrastes, detalhes e funcionalidades, todas elas juntas e em harmonia se resultam no equilíbrio espiritual.

Siginifica que temos que trabalhar, aprender a utilizar todas as partes de nosso corpo para evoluirmos espiritualmente.


Entenderam?

Acha que vocês só ficam felizes por causa de um certo "remedinho"?

E quem não usa nada fica feliz pq?

Primeiro pq, felicidade é contagiante. (e como é)

E segundo, pq .. quando vocês fecham o olho e fazem até biquinhos para dançar.. quando as vezes nem a música você ouve de tão "pra dentro" que você está. É que você está traballhando seu espírito.. E se livrando um pouco dessa realidade hipócrita.


Por isso que, quando perguntam a que nós protestamos devemos responder que não é contra lei alguma da sociedade, da política ou da religião. Mas sim, contra a lei maior de todas: a lei da realidade.


Namastê

=**

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Tribo

texto retirado de: http://forum.plurall.org/showthread.php?t=22430
Muito bom, o cara escreveu em 2005. Olha as semelhanças/diferenças com hoje.

Postado por Rodrigo skambal em 21/10/2005 22:33

Rave:

Música eletrônica, festas rave, logo se pensa em multidões desfilando de óculos escuros pra lá e pra cá escondendo os efeitos fotofóbicos causados pelas drogas, entre elas: maconha, tubos de lança perfume, micropontos de ácido e pílulas de ecstasy.

A questão é que por trás desse vulgo "antro de drogas e perdição" existe, na verdade, um movimento de jovens, adultos e até mesmo crianças que trazem de volta diversos ideais hippies ligados à consciência cósmica, ecologia, pacifismo e espiritualidade.

É a geração dos "seres galácticos andarilhos" em busca da transcendência. "Seres" que acharam na música eletrônica, nos enteógenos, na dança e nas artes, a chave para a expansão da consciência.

E não é a toa que a vertente da música eletrônica que melhor representa essa geração neo-hippie recebeu o nome "trance" (que significa transe, em inglês) de seus criadores. Surgindo em Goa (cidade litorânea indiana, famoso reduto hippie) no inicio dos anos 90.

A filosofia trance é tão comum à dos anos 60 e 70 que também utiliza os valores orientais como fundamentos e mistura mantras e sons sacros indianos às musicas, além de instrumentos tribais típicos de povos aborígenes do pacífico, como o didjeridoo, instrumento de sopro onipresente nas apresentações musicais das festas rave.

É verdade, sim, que de certa forma trata-se de um movimento escapista, que se tranca em seus "transes" e baseia em suas idealizações imaginárias a idéia de um mundo utópico. E, infelizmente, muitos confundem isso com alienação. Uma fatalidade.

A geração rave está sempre tentando de todas as maneiras melhorar o mundo e restabelecer a relação harmônica do homem com a sua essência, com a natureza!

Os festivais de trance costumam sempre abrir espaço para palestras de ecologia, e mantêm ligações com ongs e instituições de caridade, além de promoverem doações de alimento e de parte da renda obtida com os ingressos. No Rio de Janeiro, existe o projeto E-brigade, que coleta e recicla todo o lixo proveniente das raves, e a ong LUA SOLIDÁRIA, que através de festas raves periódicas arrecadou dinheiro e abriu uma creche /orfanato em 2003. E esses são apenas poucos exemplos entre diversas iniciativas de fins filantrópicos e educacionais.

Infelizmente, a imprensa não divulga todas essas maravilhas que o trance faz pela sociedade. E aí surge uma outra questão importante que deve ser esclarecida: De alguns anos pra cá, principalmente no Sudeste, as festas rave começaram a se popularizar e o crescimento desenfreado da imagem do movimento trance acabou caindo em mãos erradas.
Produtores e organizadores "populares" de festas acabaram levando a música trance para a grande massa, como uma proposta ideal para o uso livre de drogas.

Fatalmente o verdadeiro espírito trance ficou para trás. A filosofia, a ideologia, a ética, a consciência e a proposta transcendental do trance nem sequer é conhecida por esse público que freqüenta essas festas, FALSAS raves, que na verdade são festas comerciais que visam apenas o lucro, sujando injustamente a imagem dos verdadeiros festivais trance e festas rave.

Paralelamente, os verdadeiros "tranceiros" de raiz, aqueles que AMAM o trance, continuam vivendo, fazendo de suas festas um verdadeiro RITUAL de celebração à vida; imponentes com sua dança, música, malabarismo, artes, viagens, experiências alucinógenas, misticismo, consciência cósmica, visão quântica/metafísica do mundo, e sobretudo, P.L.U.R., da PAZ, do AMOR, da UNIÃO, do RESPEITO ( do inglês: peace - love - unity - respect ), fazendo suas festas em locais afastados do perímetro urbano; e ilustrando o ideal FUGERE URBEM, que caminha lado a lado da filosofia de vida CARPE DIEM .

Enfim, essa sim é a VERDADEIRA "geração rave". A tribo dos que juntos dançam como UM, a tribo da união. A tribo dos que conquistaram a possibilidade de sonhar coisas impossíveis, e que tiveram a coragem de caminhar livremente rumo a esse sonho.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

P.L.U.R.

Hello there!!

Bom... eu costumo "assinar" orkut, msn, fotolog, blog com P.L.U.R.

Pra galera leiga no assunto, darei uma explicação do que significa.

* * * A FILOSOFIA PLUR * * *
Numa rave estamos todos conectados. E vc sabe oq nos conecta?
Chama-se PLUR - e não é um sabão em pó.
Trata-se de uma sigla que atende por Peace, Love, Unity e Respect (Paz, Amor, Unidade e Respeito).
São palavras poderosas e podem ser difíceis de conceituar, mas aqui vão algumas sugestões:
PAZ: a serenidade que vc encontra dentro de si mesmo e com outras pessoas ao redor. Não é de simples alcance, é preciso se esforçar, mas quando vc está em paz consigo mesmo, com os outros e com o planeta, somente coisas boas serão geradas por você.
AMOR: o profundo carinho que vc sente pelos seus amigos, por estranhos, por aqueles que necessitam de carinho e por vc mesmo. É simbiótico, pois toda boa vibe que você pode depositar em alguma coisa, voltará espontaneamente para você.
UNIDADE: significa que todos nós compartilhados coisas em comum, a despeito de idade, sexo, raça, religião. Somos todos seres humanos que precisam de outras pessoas, que buscam alegria e felicidade. Podemos ter diferenças, mas nossos sentimentos pertencem à mesma fonte. Logo, somos uma unidade.
RESPEITO: ter respeito pelos outros, suas idéias, suas culturas, suas vidas. Significa respeitar as necessidades básicas do outro, desde seu corpo físico (alimentação e descanso) até seu corpo espiritual e sua plena liberdade para fazer oq quiser. Passar adiante uma sabedoria que melhora a qualidade da existência do outro também é uma profunda manifestação de respeito e amor.
Isto é PLUR em sua forma mais primária. A maneira como um indivíduo escolhe praticar PLUR em seu cotidiano varia de um para o outro. A forma com que vc fará isso é somente da sua conta. :-)
por brad finley / tradução de www.hiperreal.org/raves


Agora.. o que REALMENTE importa é que NÓS tentamos trazer estes valores de Paz Amor Unidade e Respeito para O NOSSO DIA A DIA.
Sim, nós celebramos a vida nas nossas festas.. o mundo utópico, que é sonhado ha muito tempo, acontece nessas horas (ou dias) que estamos unidos. Um lugar onde você não tem cor, raça ou religião. É simplesmente você mesmo. Por que não trazer um pouco da harmonia e felicidade que passamos juntos para nossa hipócrita e cruel realidade?

Como?
-Primeiro de tudo: se ame! esteja de bem com você mesmo e de bem com sua vida. Comece a AGRADECER por TUDO que tem, antes de pedir o que deseja. Como quer ter MAIS se não é grato nem pelo que já TEM?
-Sorria.. Um dia sem sorrir é um dia perdido!
-Agradeça.. fale: OBRIGADO a cada momento feliz, a cada conkista.. agradeça por ser perfeito, por poder ouvir, ver, falar, andar. agradeça por estar vivo.. e as coisas passarão a ser mais coloridas!
- Entenda que o que aqui se faz, AQUI SE PAGA. A vingança não é o melhor caminho para a satisfação pessoal. Desejar o bem até mesmo para quem te fez mal faz de você uma pessoa melhor, um ser evoluído. E acredite, este sentimento voltará em dobro para você.
- Perceba que VOCÊ ATRAI OQ VC TRANSMITE, SENTE, DESEJA, PENSA. Sendo assim, se desejar o mal pra alguem, isto fará mal A VOCÊ MESMO.
-Dê um abraço apertado quando tiver vontade
- diga que ama quando tiver vontade
- dê AQUELA risada gostosa quando tiver vontade.
- faça as coisas mais simples e mais verdadeiras da vida.
- Aproveite o dia! [CARPE DIEM]. O presente é uma dádiva.

Não é difícil.. todos nós temos um poder interior.. basta saber utiliza-lo. Use sua força para trancender felicidade ao mundo e fazer do nosso lar, um lugar melhor!

Vamos provar rave é MUITO MAIS que uma simples festa!´

(Tem MUUUUITA coisa para falar.. tentarei fazer (no mínimo) 1 post por semana.)

*Never stop the music*

PLUR

olá!

Olá!

Bom, na vdd não sei nem como começar isso aki...
rs

fazendo um blog (d novo) e tentarei nao abandonar
aki colocarei algumas matérias relacionadas à e-music e a esse nosso mundinhu a parte que tanto amamamos.

Objetivo: juntar as pessoas q, assim como eu, não vão às festas apenas para pular, mas também e principalmente para celebrar a vida. Para fugir um pouco da nossa realidade, da nossa sociedade hipócrita.. Para tentar resgatar a magia e trazer os valores de Paz Amor Uniao e Respeito para o nosso dia a dia.

Vamos la, galera.
A música nunk vai parar
A festa nunk vai acabar
Nós somos uma aldeia GLOBAL q nos unificamos ao ouvir o mesmo som e falar a mesma lingua.

espero q gostem

PLUR

=**